Biografia de Braz Ribeiro da Silva


Braz Ribeiro da Silva nasceu em 02 de fevereiro de 1929 no bairro de Mondubim, em Fortaleza, onde viveu toda sua infância e juventude. Filho de José Ribeiro da Silva e Josefa Carioca da Silva, freqüentou apenas a escola primária, mas tinha um gosto imenso pela leitura o que lhe proporcionou fazer vários cursos por correspondência, entre eles o de detetive.

Braz Ribeiro chegou em Maracanaú no ano de 1950 e aqui conheceu a senhora Hilma Batista da Silva com quem casou e constituiu uma família de seis filhos: Maria Aparecida da S. Lima, José Braz B. da Silva, Ana M. B. da Silva, José Iram B. da Silva, Bernardo J. B. da Silva e Maria M. B. da Silva.

Entre as várias profissões que exerceu foi operador de máquina em uma fábrica de sabão quando ainda era jovem, o que lhe causou problema de saúde. Trabalhou como alfaiate. Em 1960 foi delegado civil de Maracanaú e corretor de imóveis, partindo daí sua popularidade e aceitação perante o povo da cidade.

Sua trajetória política foi bastante intensa. Político atuante e sempre comprometido com seus deveres foi duas vezes suplente de vereador, quando este município pertencia à cidade de Maranguape.

Participou de movimentos para emancipação política de Maracanaú, principalmente da agitada política da década de 80 onde culminou com a emancipação total do município.

Era conhecido como homem de caráter e político de ideologia marcante. Ajudava as pessoas necessitadas com seus próprios recursos.

Sempre defendeu o progresso e o desenvolvimento para Maracanaú, chegando a intermediar junto aos herdeiros Montenegro o loteamento que daria origem a mais um bairro populoso de Maracanaú, conhecido como Boa Vista.

Faleceu em 24 de Março de 1989, sua lembrança permanece viva no ceio da comunidade e continua presente na mente daqueles que dirigem os destinos deste município.

Em 1998 foi homenageado, durante a festa de 15 anos do município, pela câmara municipal devido seus feitos e contribuições na emancipação de Maracanaú.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Subir